Irá decorrer no próximo Sábado o 3º ENCONTRO COM A EDUCAÇÃO, promovido pelo Município da Mealhada.
A iniciativa, louvável, irá este ano abordar temas que, desde que transportados para o contexto local, poderão ter toda a utilidade para que conheçamos melhor o estado da educação no nosso concelho. Falo sobretudo do tema da "Escola e Família" e "Perspectivas de Futuro" para a Educação. Relembro que em 2010 o PSD apresentou uma proposta para que se discutisse a Educação no nosso concelho, tendo não só por base os rankings que colocavam a Mealhada numa posição não muito agradável, mas para que reflectíssemos sobre as estratégias educativas que o Município está a seguir.
Um dos pontos que achámos importante abordar foi a incongruência existente entre um estimado investimento que o Munícipio tem feito na Educação nos últimos anos e o facto de isso não se reflectir positivamente nos resultados. Sendo certo que não podemos somente basearmo-nos nos rankings para tecer considerações sobre a Educação que temos. Na altura, tal como agora, preocupavam-me as questões sociais, a carência económica, as possíveis faltas de estrutura familiar e outras realidades que talvez não estivessemos a conseguir avaliar.
A importância do debate sobre a educação é premente, sobretudo quando vivemos num Estado falido onde a tendência será a demissão cada vez mais acentuada do investimento e protecção da Educação.
Da minha parte, procurarei neste ENCONTRO COM A EDUCAÇÃO colher experiências e ensinamentos que me permitam, enquanto agente activo no Município, dar o meu contributo para que a Educação não saia do pódio dos interesses estratégicos da Mealhada.
Sem comentários:
Enviar um comentário