sexta-feira, 8 de abril de 2011

O LEITÃO: da Mealhada ou da Bairrada


O Município da Mealhada viu a candidatura do Leitão e Pão da Mealhada ficar fora dos 70 pré-finalistas à eleição das "7 MARAVILHAS GASTRONÓMICAS DE PORTUGAL".
Por outro lado, o LEITÃO DA BAIRRADA viu a sua candidatura pré-seleccionada e, provavelmente, terá grandes chances de vir a ser um dos galardoados finais.

Este aparente fracasso da nossa candidatura leva sobretudo à colocação da questão: devemos promover o LEITÃO enquanto produto da Mealhada ou, ao invés, apostar numa estratégia integrada entre os vários municipios que se inserem na Bairrada. Esta preterição do Leitão da Mealhada pode ter, em si, um sinal daquilo que deverá ser a resposta final.
É certo que a "marca" distintiva é o LEITÃO DA BAIRRADA, do qual, mais de 80% será certamente comercializado e degustado no concelho da Mealhada. Ou seja, comercialmente é a Mealhada a principal beneficiada da promoção deste produto.

Por vezes, e eu também me incluo nesse rebanho, embarcamos em bairrismos excessivos e desgastamo-nos em rivalidades inócuas. E como, há uns tempos, um amigo de Anadia me dizia, provavelmente é o tempo de concentramos as sinergias e empenharmo-nos num objectivo comum de promoção dum produto que é reconhecido por ser da BAIRRADA, certos que uma unidade de acções terá certamente melhores frutos.

A reflectir, sem dúvida.

Sem comentários:

Enviar um comentário