quinta-feira, 24 de março de 2011

- 8 razões para um fim anunciado.


Ontem deu-se a demissão do Primeiro-Ministro, fim mais que anunciado e, pela maioria dos portugueses, desejado.
Não diria que José Sócrates bebeu do seu próprio veneno, mas, na verdade, tudo fez para que o fim não pudesse ser outro. Mas Sócrates, ao invés de apurar as suas "qualidades" como Primeiro-Ministro, preferiu sempre afinar as de estratega e mestre de cerimónias duma caminhada em direcção ao abismo, que sempre soube pintar de cor de rosa.
Assente a poeira da euforia de ontem, fica bem elencarmos as razões pelas quais os Portugueses deverão MESMO mudar de rumo:
1 - Sócrates vendeu, e bem, um País de fantasia em 2009 para conseguir ganhar as eleições legislativas, e aí criou a primeira grande mentira.
2 - Logo após ter ganho as eleições, os números da crise dispararam e Sócrates veio mostrar uma grande estupefacção, culpando a crise internacional, e contando a sua segunda mentira.
3 - Entretanto, pressionado pelos números, Sócrates veio mostrar confiança na recuperação da economia portuguesa, tudo fruto das medidas por si adoptadas, mas os mercados desmentiam-no e atestavam que o País era cada vez menos confiável. E lá estava Sócrates a mentir novamente aos portugueses.
4 - E porque governava em minoria e a Europa exigia esforços adicionais, logo veio Sócrates pedir o apoio da oposição para levar avante os PECs I, II e III, jurando a pés juntos que aquelas seriam as últimas medidas duras a tomar para que se retomasse a confiança. Está visto que mentiu novamente e lançou o descrédito na Oposição.
5 - Foi então eleito um Presidente que, na tomada de posse, deu alguns "conselhos" avisados, tudo em nome duma ainda possível cooperação estratégica. Sócrates não mentiu, mas fez "orelhas moucas" lançando o PEC IV.
6 - Sócrates está-se a marimbar para o PR e para a Oposição, e por isso levou o PEC IV à Europa, convencendo os parceiros que por cá estava tudo sereno. E, está claro, voltou a mentir porque escondeu aquele pacote e sabia que desta vez iria ter uma oposição intransigente.
7 - E a verdade é que nem os mercados acalmaram quando Sócrates apresentou essas novas medidas, ao que se conclui que, o problema não está nas medidas mas no Governo.
8 - Por fim, Sócrates mostrou ontem a sua génese. Mais uma vez assobiou para o lado, deixou o Ministro das Finanças dar o corpo à balas e, à hora de jantar, apresentou-se com uma corda ao pescoço fazendo o papel de vítima na perfeição, levando os incautos às lágrimas perante tal representação.

Em suma, Sócrates anda há 6 anos a ganhar o Oscar para a melhor representação melodramática e, a verdade, é que até consegue fazer passar a mensagem. Agora, resta aos Portugueses saberem se querem continuar nús na bancada a assistir a esta peça de mau gosto que nos tem à beira do cadafalso.

Sem comentários:

Enviar um comentário